terça-feira, 30 de agosto de 2011

Conhecimento: De imediato, agora...

Hoje a facilidade de acesso a diversas mídias e a rapidez com que a informação é gerada e espalhada estão criando um novo ambiente de existência do conhecimento. Neste ambiente, a característica mais marcante é o imediatismo e sua valorização.

Acompanhamos guerras em tempo real, novidades se espalham na velocidade de cliques em redes sociais como Twitter e Facebook, nem mesmo o sigilo das publicações ainda em construção existem mais. A legislação também não consegue acompanhar a tamanha evolução e crescimento, pois é um mundo virtual com diferentes conceitos. Atualmente, existem muitas discussões acerca deste assunto, sobre o que é ou não deve ser regulamentado.

Com tudo isso qual é o impacto que você acha que existe na forma de analisar e assimilar o conhecimento? A população já está pronta para esse tipo de difusão do conhecimento? E a qualidade das informações é boa dentro desse contexto imediatista?

Qual uso você dá às redes sociais? [Asoso-dcc]


Repletas de pessoas de todo o mundo, gente de todo tipo. Pessoas que podem agregar um valor enorme, ou pessoas que simplesmente passariam por você sem o menor conteúdo para compartilhar. Essa é a população que gira em torno das redes sociais.

Nesse ambiente não só consumimos , podemos fazer interações  e reflexões, gerando nossos próprios conteúdos, através da realização de conexões. Essas são um guia mais efetivo para se construir conhecimento, para aprender, são mais sociais e orientadas para ações.

Sim, o conhecimento pode estar todo lá. Uma rede social pode ser uma ferramenta condutora para a busca do conhecimento / crescimento pessoal.
... e o que você faz com essa ferramenta tão poderosa que hoje  está nas suas mão?
  •     Espionar a vida alheia;
  •     Criar uma imagem de aparências;
  •     Mostrar para todos "o que você fez no verão passado".. 
    • e pode ter certeza, todos darão atenção à isso (afinal, mesmo que tenha sido as férias mais chatas da sua vida, você tem lindas fotos que podem "provar" o contrário, não eh?).

Sem querer generalizar de mais, mas há de convir comigo que essas são as maiores utilidades que se dão às redes sociais.
O uso delas gira em torno de futilidades, intrigas de relacionamento pessoal, motivos para bullying, sendo que poderiam agregar um valor bem maior à vida de todos nós.

Pensando nisso, me responda: Qual o uso que você dá às redes sociais que gera  algum conhecimento significativo para sua vida???